
Neverwinter Nights é baseado nas regras da terceira edição de Dungeons and Dragons, utilizando OpenGL como a API gráfica. Além do suporte de pixel shader para um efeito mais realista da água, outra característica do motor do jogo é o sistema de iluminação, permitindo que qualquer objeto possua sombras dependendo da posição da luz presente no cenário (por exemplo, uma tocha na mão de um personagem).
Assim como os outros jogos da empresa, o combate é em turnos, porém curtos o suficiente para serem praticamente em tempo real. Para não haver necessidade de pausar a batalha enquanto decide, a BioWare providenciou alguns recursos para auxiliar o jogador, como a possibilidade de enfileirar as ações do personagem, três barras de atalho e o radial menu, que ao clicar com o botão direito do mouse, apresenta as possíveis ações que o jogador pode escolher, dependendo da natureza do objeto selecionado.
A criação de um personagem é igual a de Dungeons and Dragons: selecionando a raça, sexo, aparência e atributos, e enfim escolhendo um nome.
Apesar de Neverwinter Nights ter mais de três anos, ele continua sendo suportado pela BioWare, que ainda lança atualizações consertando erros e adicionando novas funcionalidades para o editor.
Neverwinter Nights teve duas expansões, chamadas de Shadows of Undrentide e Hordes of the Underdark.
EXPANSÕES
Shadows of Undrentide
Começando uma nova aventura sem relação com a história da campanha original, Shadows of Undrentide foi desenvolvido pela Floodgate Entertainment e distribuído nos Estados Unidos em junho de 2003.
A expansão traz novas magias, cinco classes de prestígio (característica não existente no jogo original) e três novos tilesets (mapas e objetos com um certo tema), além de dezesseis criaturas e novas interações com o henchmen. Entre elas, a possibilidade de discutir táticas de combate e de possuírem um inventário próprio, ao contrário da campanha original, na qual não era possível trocar os itens do companheiro.
Hordes of the Underdark
Hordes of the Underdark é uma continuação de Shadows of Undrentide, portanto não foi feito para personagens iniciantes. Essa expansão desenvolvida pela BioWare foi lançada em dezembro de 2003 e adiciona seis classes de prestígio, novos tilesets e criaturas e ainda mais funções para o Aurora Toolset. A BioWare desenvolveu gráficos e efeitos especiais mais complexos, fazendo que a configuração mínima do jogo fosse elevada.
Requerimentos Minimos
Processor Pentium® II 450 MHz or AMD K6 450 MHz
RAM (Windows 98/ME) 96 MB
RAM (Windows 2000/XP) 128 MB
Hard Disk Installation 1.2 GB
CD ROM or CD/DVD ROM Drive 8X
DirectX DirectX® version 8.1
Video Card 16 MB TNT2-class OpenGL 1.2 compliant video card
Sound Card DirectX® certified sound card
Multiplayer IPX or TCP/IP via LAN or Internet
Multiplayer via Modem 56k (2 players max)
RAM (Windows 98/ME) 96 MB
RAM (Windows 2000/XP) 128 MB
Hard Disk Installation 1.2 GB
CD ROM or CD/DVD ROM Drive 8X
DirectX DirectX® version 8.1
Video Card 16 MB TNT2-class OpenGL 1.2 compliant video card
Sound Card DirectX® certified sound card
Multiplayer IPX or TCP/IP via LAN or Internet
Multiplayer via Modem 56k (2 players max)
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